Facebook-icon  Twitter-icon

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Número de homens negros mortos é quase quatro vezes maior que o de homens brancos

De acordo com dados do Boletim de Saúde da População Negra, elaborado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, homens negros são as principais vítimas de armas de fogo no brasil. De acordo com o material, que compreende os anos de 2012 a 2022, o número de homens negros mortos é quase quatro vezes maior que o de homens brancos.

A pesquisa avaliou internações por violência com arma de fogo e outras agressões, além de separar as informações por faixa etária e gênero. Em todos os cenários, as pessoas negras foram mais vitimadas.

Entre 2012 e 2022, a taxa de mortalidade por agressões contra negros atingiu o pico em 2017 (4.008), com queda desde então. Mesmo assim, em 2022, a média de pessoas negras mortas (2.712) foi mais de três vezes maior, em comparação às brancas (747).

Em dez anos, 149,7 mil homens negros foram mortos por disparos na rua. Entre os brancos, o número foi de 38,2 mil mortes.

O estudo aponta que os números também são influenciados pela melhora na qualidade dos registros ao longo dos anos. Em 2012, 60% dos dados não tinham informação de raça ou de cor. Em 2022, essa proporção caiu para 23%.

Leia mais em Portal da Cultura

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Notícias