Acordo de cooperação vai permitir que Ebserh passe a utilizar ferramentas do Sapiens, desenvolvido pela AGU
A Advocacia-Geral da União (AGU) celebrou parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para que a estatal possa utilizar o Sapiens, sistema de gestão de processos judiciais e documentos eletrônicos desenvolvido pela AGU.
Por meio do acordo de cooperação técnica, a Ebserh terá acesso ao código-fonte do sistema para que, num primeiro momento, analise a viabilidade e a adequação da utilização do Sapiens como ferramenta de gestão dos processos jurÃdicos da empresa. Posteriormente, o uso do Sapiens poderá ser totalmente incorporado pela estatal.
O acordo foi assinado nesta segunda-feira (27/05) pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e o presidente da Ebserh, Arthur Chioro. Durante a assinatura, Jorge Messias destacou os investimentos que a AGU tem feito no uso de inteligência artificial para a gestão de processos judiciais. "O SuperSapiens é um sistema extremamente avançado do ponto de vista operacional, é revolucionário. A AGU é uma das instituições federais que mais investem em Inteligência Artificial, até por conta do número de ações que a gente recebe", ressaltou Messias. "Eu fico feliz em estabelecer essa cooperação, saber que vamos apoiar o trabalho de vocês é muito bom pra gente, é o tipo de parceria que a gente quer fazer", afirmou o advogado-geral da União.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou o papel da tecnologia para a gestão dos processos jurÃdicos. "A configuração da Ebserh nos possibilita ser um observatório nacional, que permite antecipar cenários epidemiológicos em todas as regiões do paÃs. O acordo de cooperação com a AGU nos permitirá avançar ao mesmo tempo em tecnologia da informação e na consolidação da atuação jurÃdica da Ebserh", afirmou Chioro.
Comunidade de desenvolvimento
O secretário de Governança e Gestão Estratégica da AGU, Francisco Alexandre Colares, destacou a intenção da AGU de ampliar o número de parcerias para o uso do Sapiens. "Nosso planejamento é realmente formular uma comunidade de desenvolvimento desse tipo de sistema. A gente quer trazer outras empresas, outros prestadores de serviço, serviços jurÃdicos especialmente, que passem a prestar e fornecer seus serviços diretamente na plataforma. Nosso objetivo é somar esforços", afirmou Colares.
O consultor jurÃdico da Ebserh, Thiago Campos, apontou que o uso do Sapiens dará agilidade ao trabalho do setor jurÃdico. "Começaremos a fazer um diagnóstico situacional para viabilizar a efetiva implementação. ConcluÃda esta etapa, passamos a ter acesso a todas as ferramentas desenvolvidas pela AGU dentro do sistema, o que facilita muito os nossos processos de trabalho", disse Campos.
O Sapiens é um gerenciador eletrônico de documentos da AGU que possui avançados recursos de apoio à produção de conteúdo jurÃdico, é integrado com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo e armazena dados de mais de 25 milhões de processos.
Hospitais universitários
A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela gestão dos hospitais universitários federais (HUFs). Os hospitais da rede Ebserh são vinculados a universidades federais e dão apoio à formação de profissionais de saúde e ao desenvolvimento de pesquisas, além de exercer a função de centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Categoria
Ciência e Tecnologia
Â
Leia no Portal do Governo FederalÂ