Facebook-icon  Twitter-icon

 

Revista Tempus Actas celebra 10 anos de publicação em saúde pública

NESP comemora uma década de seu periódico com indexação no LILACS Brasil

A revista Tempus – Actas de Saúde Coletiva comemora este ano, 2017, uma década de publicação. O periódico é especializado em saúde pública, editorialmente vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), ambos da Universidade de Brasília, e coordenado pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS).

NESP comemora uma década de seu periódico com indexação no LILACS Brasil

Por Waléria Fortes  

A revista Tempus – Actas de Saúde Coletiva comemora este ano, 2017, uma década de publicação. O periódico é especializado em saúde pública, editorialmente vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), ambos da Universidade de Brasília, e coordenado pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS).


A revista atende à dinamicidade da comunicação eletrônica entre cientistas e profissionais atuantes na área de saúde pública. Trata-se de uma publicação trimestral de caráter técnico-científico, prioritariamente destinada aos profissionais de saúde. O periódico destaca-se por publicar trabalhos que devem ser inéditos, escritos em inglês, português ou espanhol, e relacionados a temáticas pré-definidas e vinculadas aos estudos em saúde pública ou áreas afins. O foco do conteúdo editorial é definido pelo NESP, com destaque para áreas de Epidemiologia; Modelos de Atenção à Saúde de Indivíduos, Famílias e Comunidades; Ciências Sociais e Humanas e Saúde; Educação e Promoção da Saúde; Bioética; Economia da Saúde; Tecnologia da Informação em Saúde e Comunicação Científica em Saúde; Políticas Públicas em Saúde; Saúde do Trabalhador; Planejamento e Gestão em Saúde; Controle Social e Recursos Humanos em Saúde e Avaliação de Políticas Públicas em Saúde. O acesso às publicações é livre e todos os números estão disponíveis gratuitamente para consulta; os autores não pagam taxas de publicação e as pautas são discutidas pela comissão anualmente.


O periódico celebra 10 anos com um passo importante na área de atuação. Em agosto de 2016, o Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos do LILACS Brasil divulgou a aprovação da indexação da revista Tempus – Actas de Saúde Coletiva em LILACS, um dos mais importantes e abrangentes índices da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. O LILACS há 30 anos contribui para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde na América Latina e, consequentemente, no Brasil. E, a partir de agora, a Tempus integrará as bases de dados de informação bibliográfica em ciências da saúde. 

De acordo com a coordenadora editorial da Revista, Profa. Dra. Ana Valéria Mendonça, a indexação aumenta o escopo de avaliação da revista, que já é B3 no estrato de Saúde Coletiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e garante participação em editais, bem como o reconhecimento da comunidade cientifica e a busca de jovens autores pelo periódico. Na última década, a Tempus se consolidou viabilizando oportunidades científicas, educacionais e sociais no campo da saúde, por mediação tecnológica. “Nesse período vimos a demanda reprimida da produção cientifica da área no Brasil e na América Latina. Também observamos o quanto é necessário um produto de qualidade, seriedade, compromisso e robustez para a popularização da ciência”, ressalta Ana Valéria Mendonça. 

A coordenadora projeta a Tempus para alcançar outros públicos estratégicos, mantendo a interoperabilidade tecnológica com outras revistas cientificas do Brasil e do mundo. “Nossa meta é o Scielo e o estrato B1 em Saúde Coletiva para os próximos anos, e desejamos que a nova geração de sanitaristas assuma o desafio de manter a Tempus – Actas de Saúde Coletiva como referência de produção cientifica”, finaliza. 

Assim como Ana Valéria, Rackynelly Alves Sarmento, subeditora executiva da Tempus, também acredita que o próximo passo é a indexação na base Scielo (Scientific Electronic Library Online), uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. "Vamos trabalhar para indexar nesta outra base e melhorar nosso Qualis", declara Rackynelly. Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender às necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados.

O coordenador de Tecnologia e Inovação (UTICS/NESP), Julio Cesar, afirma que há mais de 10 anos a Tempus Actas trabalha na identificação e uso de soluções tecnológicas, aumentando a abrangência geográfica e, consequentemente, rompendo fronteiras. "A revista alcançou maior visibilidade de seus artigos, buscando instrumentos para superar as dificuldades do suporte impresso, como preço e distribuição física", revela o coordenador. Julio Cesar destaca ainda que, futuramente, um novo layout da revista será apresentado aos usuários. O projeto inclui sistemas responsivos, redes sociais e sistemas de métricas aliados a buscadores. “Além de um modelo mais amigável, num futuro muito próximo teremos também interatividade com vídeo, áudio e gráficos”, conclui.

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Tempus

Tempus – Actas de Saúde Coletiva

ISSN 1982-8829

  • Use of therapeutic offices involving reading and dynamics as proposals for multiprofessional action in CAPS

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...

  • Editorial

    In view of the reformulation of the care model proposed by the psychiatric reform, the Psychosocial Care Centers (CAPS) were created through a multiprofessional team...